sábado, 6 de setembro de 2014

5 ideias para você receber bem os amigos em casa

Olá Tudérrimas,


Foto: Manuela Vilas Boas

Se tem uma coisa de que eu gosto muito é estar cercada dos amigos. Se for em casa, em um almoço, lanche ou jantar então, melhor ainda.

Por isso, o post de hoje tem algumas dicas para você que vai receber alguém em casa e está desesperada atrás de ideias para que seus convidados se sintam queridos e queiram voltar mais e mais.

Antes de falar das ideias, vale ressaltar alguns pontos muito importantes, porque de nada adianta estar tudo arrumado de forma linda, se todo o resto estiver atrapalhado.

O que acho muito importante antes de receber alguém em casa é sempre me certificar do que a pessoa come ou não come. De nada adianta você servir aquela picanha linda e maravilhosa, se a pessoa só come peixe ou você servir aquela salada com todas as folhas e variedades de legumes se essa não é a preferência do seu convidado. Portanto: sempre pergunte o que a pessoa come ou não come! Não custa nada e você garante o sucesso do seu evento.

Outro ponto muito importante é a seleção das pessoas. O ideal é você chamar pessoas que tenham afinidades ou sejam do mesmo grupo. Um almoço ou jantar com todo mundo calado deve ser muito chato.

Bem, agora vamos às ideias pra você incrementar a mesa:

1) Sousplats

Do francês, "prato baixo", o sousplat é uma espécie de prato grande (em média com 35 cm de diâmetro), que serve como base para os pratos que serão servidos no jantar ou almoço.

Hoje em dia, você pode encontrá-los de todos os preços e materiais. Geralmente os de louça/cerâmica são mais caros, mas você também poderá encontrá-los em plástico, palha e tantos outros materiais.

Agora uma coisa muito legal que eu descobri no Instagram foi a @manuelavilasboas . Ela vende capinhas de sousplat com elástico por R$ 9,90 cada e daí você pode ter um sousplat e ir comprando as capinhas e na verdade vai acabar tendo vários, que foi o que eu fiz...

Além dessa ideia genial, que te ajuda a economizar uns bons $$$$, a Manuela ainda é uma fofa que te atende super bem e tem diversas opções de capinhas, conforme as fotos abaixo:

Foto: Manuela Vilas Boas


Foto: Manuela Vilas Boas

A minha vontade é comprar todas... hahahaha, mas preciso ir com calma. Ela também vende outras coisas como guardanapos de tecido, enfeites, mas esses eu ainda não comprei, então ainda não posso falar. Só sei que pelas fotos eles são lindos também.

2) Arranjos de flores

Uma comida bem feita combina perfeitamente com uma mesa arrumada. E a melhor forma de deixar uma mesa bem arrumada é fazer um arranjo lindo pra combinar com a mesa.

Geralmente quando a gente pensa em arranjo, logo vem à mente a ideia de vasos caros e flores que custam muito dinheiro. Mas, você pode muito bem adaptar essa ideia com coisas que você tem em casa, como garrafas de vidro vazias (cerveja, azeite, leite de coco, etc) e colocar uma flor artificial chamada "sempre viva", que é barata (aqui em São Paulo, na 25 de março, por exemplo, na loja Matsumoto, eu acho que o raminho está R$ 4,00). Assim, você poderá guardar a flor para outras ocasiões e não precisar desembolsar dinheiro a todo instante.

Foto: Google




Foto: blog.giulianaflores.com.br

3) Porta-guardanapos

Pode parecer que não, mas esses pequenos detalhes deixam uma mesa ainda mais especial.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso ter guardanapo de tecido pra usar porta-guardanapo. Eu mesma, por exemplo, não tenho muitos guardanapos em tecido, então sempre acabo improvisando com papel toalha ou guardanapo de papel mesmo.

O porta-guardanapo pode ser encontrado em diversas lojas já pronto, mas você também pode usar diversos materiais para fazer os seus como: argolas de cortina, rolos de papel, tecido, enfim...

Exemplo de mesa com porta-guardanapo e papel toalha:

Foto: Lívia Martins Berci

Exemplo de porta-guardanapo feito com feltro e fita:

Foto: Google (cacareco.net)

4) Lembrancinha para os convidados

Isso é um mimo muito legal, que não precisa ser caro. Você pode colocar um chocolate, uma flor... Alguma coisa que mostre ao convidado como ele é especial:

Foto: Google

Foto: Lívia Martins Berci



5) Colocar nome nas comidas

É uma ideia relativamente simples, mas que facilita bastante na hora dos convidados se servirem, além de enfeitar a sua mesa.

Existem enfeites próprios para isso, que é o que o povo costuma chamar de Suporte para TAGs, mas você também pode utilizar papéis colados em palitos de sorvete, mini porta-retratos, porta-recados, enfim... É só usar a imaginação.

Foto: Lívia Martins Berci

Espero que tenham gostado das dicas!

Beijos e Beijocas
Lívia Martins Berci

Um comentário:

  1. Querida Lívia, a mesa é um lugar muito especial, um lugar para unir as pessoas em torno das coisas que despertam todos os nossos sentidos!! Adoroooo criar peças para embelezar ainda mais nossas mesas! Obrigada por prestigiar e indicar as minhas produções! Me sinto muito honrada de fazer parte dessa linda matéria!! Obrigada! Manuela Vilas Boas

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião. Você também poderá falar comigo pelo e-mail tuderrimas@gmail.com
Beijos e Beijocas,
Lívia Martins Berci